quinta-feira, 16 de junho de 2011

A história de uma árvore caída

"Olha, derrubaram a árvore", eu disse, meio sem assunto, tentando fazer a corrida do taxi demorar menos. "Foram os vândalos da noite", disse ele já tendo apelidado os destruidores de árvore da cidade e começando toda a história..
"Meu cunhado sempre foi louco por plantas. Um dia ele resolveu plantar uma árvore em frente à sua casa e, como todo botânico em potencial, foi cuidando dela com todo o amor: olhava a mudinha todo dia, regava, adubava, conversava com ela, ficava ansioso com cada pequena mudança. Quando ela ficou um pouco maiorzinha, porém, começou a luta: toda a noite apareciam os 'vândalos da noite' e arrancavam a mudinha da terra e meu cunhado, todo dia de manhã, colocava a mudinha de novo e regava. De noite os vândalos vinham e a entortavam e meu cunhado, pela manhã, ia lá e consertava.
"E o tempo se passou assim. Dias seguidos, semanas seguidas, meses seguidos: destruição e correção, doença e cura. A mudinha já não era mais muda. Agora já crescida, impunha sua força contra os vândalos e mostrava sua vontade de viver, apesar de todos os empecilhos.
"Então os anos se passaram e a plantinha virou uma árvore. Ele aparava os galhos e continuava a cuidar dela como se fosse sua filha. Até que um dia a agora robusta árvore começou a mostrar suas raízes..
"Apesar de toda aquela batalha por anos a fio, apesar de todas as conquistas e vitórias, a história agora era outra. Agora a então mudinha poderia começar a danificar a calçada, o asfalto, agora ELA era a ameaça. Seu vizinho reclamou, não teve mais jeito.. Meu cunhado teve que ir na prefeitura pedir pra arrancarem a árvore.
"Os vândalos da noite não venceram naquela vez, mas ainda estão por aí. Meu cunhado desde então nunca mais quis plantar nada. E o lugar onde ficava aquela árvore tão linda e cheia de vida e perseverança agora há um pedaço de terra vazio, sem vida, mas que deixou muitas lembranças."

Nenhum comentário:

Postar um comentário