sábado, 26 de junho de 2010

De pedinte a mandante

Estava eu passando na rua quando vejo uma senhora, figurinha carimbada aqui, de cara sofrida, sentada em um caixote e segurando um guarda-chuva para se abrigar do sol: uma pedinte.
Só tinha eu na rua, ia sobrar pra mim mesmo. Antes que me critiquem, já me adianto: não gosto de dar esmolas. Não concordo em incentivar a mendicância e não acredito de forma alguma que, ao fazê-lo, estarei ajudando. Pedir comida, dependendo da pessoa, é diferente, mas esmola não!
Feito o parêntese, de volta à história: ia sobrar pra mim. Qual não foi minha surpresa quando ela nem esperou eu me aproximar! De onde eu estava mesmo já deu pra ouvir o grito com ar arrogante dela: “Me dá comida que eu tô com fome!”
O que aconteceu com o velho pedinte?? Virou mandante? E o “por favor, senhora”? Cadê o “a senhora tem alguma coisa pra me dar”? Ou o choroso “me dá um trocado, tia”?? Tudo agora é na base da ignorância??
Senhora, me desculpe, mas se eu já não daria antes, AGORA é que não dou mesmo!!
O que está acontecendo com o mundo? Se bobear essa mandante logo será promovida a assaltante!! Onde vamos parar??

Nenhum comentário:

Postar um comentário